sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ter leite é questão de sorte?

Ter ou não ter leite é um assunto difícil para muitas mamães. A maioria dos blogs e sites que tratam do assunto buscam sempre confortar a mãe que não tem leite suficiente para amamentar. Eu tenho uma posição um pouco diferente e sei que minha opinião irá gerar muita controvérsia, porque não segue a linha do politicamente correto.

Em vez de dizer "tudo bem se você não tem leite, use complemento", eu prefiro dizer " você pode ter leite se souber estimular a produção". Não sou a única a pensar assim, eu garanto. Mas a maioria prefere não ajudar a mamãe a ter leite, apenas cuidar para que ela não se sinta culpada (o que também é importante, mas não é o principal, certo?).

Eu não acredito em "não ter leite". Eu acredito em falta de orientação e falta de estimulação adequada. A menos que a mamãe tenha um problema físico (tenha feito uma cirurgia de redução de mama, por exemplo), ela terá leite sim! Mas o leite não surge do nada. Para que ele seja produzido o bebê precisa sugar o peito da mãe. E sugar, e sugar, e sugar sem parar.

O leite só "desce" se houver estimulação. O fato de você ter um bebê em casa, por si só, não faz com que o seu leite desça. Ele só vai descer se o seu bebê passar praticamente 24 horas do dia pendurado no seu peito. É sério! Ele vai dormir, mamar, dormir de novo, mamar de novo, tudo isso sem soltar do seu mamilo. E seu leite vai surgir.

Mas falando francamente: não é moleza!! Os 3 a 5 primeiros dias são muito difíceis. Mas muito difíceis mesmo! A mamãe fica exaurida porque não pode delegar essa função a ninguém. O mamilo fica ardido (atenção para a "pega" correta), você acha que não vai aguentar. Mas se, ao invés de deixar a criança sugar o peito, você oferecer a mamadeira, xuquinha ou chupeta, você não terá a estimulação de que precisa para o seu leite ser produzido. E o pior de tudo: como na mamadeira o leite sai com mais facilidade, ao colocar o bebê no seu peito ele irá chorar porque será mais difícil para ele puxar o leite. E você achará que não tem leite e desistirá. Até mesmo quando você já tiver leite você verá que, quando a criança começa a sugar, o leite demora alguns segundos para começar a sair. Já na mamadeira o leite sai imediatamente. Um bebê que mama no peito sabe disso, está acostumado a sugar algumas vezes sem leite até que comece a sair.

A estimulação é fundamental para que o leite surja. Tanto é assim, que mães que adotam podem ter leite. No passado, as "amas de leite" também não eram mães e tinham leite. Basta estimular MUITO.

Quando minha filha nasceu, fiquei com ela no quarto da maternidade comigo a noite toda. Eu e meu marido praticamente não dormimos. Ela ficava pendurada em mim e meu marido perguntava: "Ela está mamando ou te fazendo de chupeta?" hahahahah Ela acordava, sugava um pouquinho, dormia de novo. Eu fazia cócegas na parte de trás do pescocinho dela, ela acordava, sugava mais... E assim foi até voltarmos para casa. Em casa montei uma cama no chão (para não ter risco de dormir e ela cair) e fiquei no mesmo esquema com ela.

No 4o dia desceu o leite. Mas muito, muito, muito leite. Tanto que ela nem deu conta de mamar tudo e... meu leite empedrou e depois ainda tive mastite. E esse é um ponto muito importante que irei tratar em outro post.

Resumo: Sim, deixe seu filho te "fazer de chupeta". É isso que produz o leite!

Aguente firme o cansaço na primeira semana, ofereça o peito e tudo dará certo!

Beijos e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário