domingo, 22 de setembro de 2013

Roupinhas: erros e acertos

Fazer o enxoval é sempre um momento delicioso! A gente vai escolhendo as roupinhas e sonhando com nosso bebê dentro delas.

Mas... apesar de lindas, algumas roupinhas não são nada práticas e no fim a gente acaba não usando. Como existem muitas opções, vou dividir com vocês os meus erros e acertos.

Fiz meu enxoval nos Estados Unidos e recomendo muito a Carter's. Mas há coisas que a gente só encontra aqui no Brasil, como, por exemplo, fraldinhas de boca e toalhas fralda (para usar dentro da tolha normal e não machucar a pele delicada do bebê). Sapatos também são muito melhores no Brasil.

Se você ainda não fez o enxoval do seu bebê, aí vão algumas dicas:

Bodies - procure sempre bodies com a gola transpassada  (veja na foto). Isso ajuda muito na hora de passar a cabeça do bebê porque as duas partes do tecido não são costuradas e você consegue abrir bem a gola.





Para recém-nascidos, recomendo bodies com manga reversível. É uma aba de tecido costurada por fora da manga que, ao ser virada para dentro, forma uma luvinha na mão do bebê:




Isso é ótimo principalmente na maternidade porque alguns bebês (como a minha filha) nascem com as unhas compridas e essa "luvinha" acoplada impede que o bebê se arranhe. É muito melhor do que colocar luva, porque o bebê não consegue tirar. Ah, lembrando que nas maternidades as enfermeiras são proibidas de cortar as unhas dos bebês por causa do risco de infecção!

Macacões - Esqueça macacões que abrem só na costas. Acredite, fechar botões nas costas de um recém-nascido não é tarefa fácil! Não é prático e não tem nenhuma vantagem. Escolha macacões que abram na frente e principalmente aqueles de botões de pressão que abram nas duas pernas, assim:



Existem macacões de zíper e alguns de botão que abrem apenas em uma das pernas. Isso não é bom, porque dificulta na hora de passar a perna que não abre, principalmente quando seu bebê cresce um pouquinho e começa a esticar as pernas com força (bem na hora que você está tentando passar a perna dele, lógico!). São como esses abaixo. Evite!



Roupa para banho de sol - Assim como os macacões, a roupa para o banho de sol deve abrir de preferência na frente (ou ser larguinha o suficiente para sair com facilidade pela cabeça do bebê) pois você irá tirar e colocar a roupinha enquanto o bebê estiver pegando o sol, provavelmente no parquinho, sem muito apoio, sem as facilidades do trocador etc. Por isso, o ideal é que a roupinha abra completamente, inclusive nas pernas, para que você possa abrir a roupa sem precisa tirar o bebê do chão, como essas:



Calças - São lindas mas em geral apertam muito na barriga, o que é ainda pior para bebês com refluxo (como é o caso da minha filha). Infelizmente a maioria das calças possui um elástico grosso e muito apertado. Mesmo usando números maiores, você verá que a calça ficará comprida mas apertada na barriga. Como não queremos deixar de colocar essas calças tão bonitinhas, o jeito é cortar (sim, cortar!!) parte do elástico, para que ele fique mais fino e não faça tanta pressão. O que eu faço é cortar por dentro da calça, bem rente à costura, e deixo o resto do tecido por cima.

Antes:


Depois:


Vocês não têm noção de como fica melhor para o bebê. Minha filha muitas vezes chorava de tão incomodada que ficava com a calça e eu precisava tirar. Agora, com o elásitco cortado, voltei a usar calças que não cabiam mais. Não fique com pena de cortar, é melhor do que ter uma roupinha linda que seu filho não usa. Se preferir (e tiver tempo) você pode costurar novamente o tecido cortado para ficar com um acabamento melhor, mas na prática nem dá para perceber.

Vestidos - Se você é mãe de menina como eu, verá que a maioria dos vestidos não veste bem porque, ao pegar a criança no colo, o vestido sobe completamente e a neném fica só de calcinha com o vestido quase no pescoço! Isso acontece principalmente quando o bebê é muito novinho e ainda não sustenta as costas para ficar sentadinho no seu colo.

Existem vestidos que vêm com um body (na verdade um body com uma saia costurada por cima) que são ótimos justamente porque ficam no lugar, já que o body é abotoado, como esse:

Tamanhos - Apesar do tamanho na etiqueta, lembre-se que alguns tecidos esticam e outros não. Por isso, se for comprar roupas de fazenda (como essa batinha abaixo), compre sempre 1 tamanho maior do que o que o seu filho estará usando nessa idade. Por exemplo, minha filha (que é bem grande para 5 meses) normalmente usa roupas de 6 a 9 meses, mas roupinhas de fazenda ela usa 9 a 12 meses.


Ao fazer a lista do que comprar, procure pensar em com que idade seu filho estará em cada estação do ano, mas compre sempre algumas peças mais quentes ou mais frescas para qualquer época, pois seu filho pode ser maior ou menor que a média.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário